Carta aberta para uma grávida de gêmeos:

Por Andrea Lontra 


Ei, este texto é para você!

Você que está carregando 3 corações e está respirando com 6 pulmões. Você que está prestes a ter o encontro mais importante da sua vida.

Talvez você esteja ainda em choque, assimilando a notícia de que tem mais de um bebê aí na sua barriga. Talvez a sua ficha ainda nem tenha caído. E saiba que todas as reações (ou falta de reações) são absolutamente normais. Talvez você nem estivesse planejando um, quem dirá dois, né? Talvez você não esteja preparada para esse momento. E talvez você nem quisesse ser mãe…

Seja como for, de algo eu tenho certeza:

Você tirou a sorte grande, minha amiga!

Sei que nessa hora muitas perguntas vêm à tona: Será que vou dar conta? Os bebês vão nascer bem? A minha barriga vai explodir? O parto vai ser muito complicado?

E eu não vou mentir, daqui pra frente serão meses intensos. Aliás, meses não. Anos.

A maternidade vai vir com um turbilhão de “mixed feelings” difícil de explicar em palavras. Você vai sentir coisas maravilhosas, é claro. Mas também vai ter sentimentos nem tão maravilhosos assim…

Vai se sentir exausta. Vai se sentir impotente. Vai se sentir sufocada. Vai sentir que levaram embora a sua liberdade. Vai sentir culpa.

E, no meio disso tudo, vai sentir que a vida não teria a mínima graça sem seus filhos enchendo os seus dias de correria e sentido!

Virar mãe de dois ao mesmo tempo tem dessas coisas:

É tudo dobrado. É tudo intenso. É tudo duplamente desafiador (e recompensador).

Preciso te falar que vai ser das missões mais difíceis que você já teve até hoje. Mas também, de longe, a mais gratificante.

Então curta a sua barriga. Curta os primeiros meses. Curta a rotina insana. Curta até o que parece o último dos perrengues…

Porque, no fim, o tempo passa, os filhos crescem e, acredite de novo, todos esses momentos deixam saudades.

Você tá vivendo a transformação mais louca (e linda) que existe. Está gerando DOIS bebês. E esses bebês estão gerando uma mãe.

De agora em diante, é caminho sem volta:

Tudo vai mudar.

Não sei dizer o estranho mistério que acontece numa sala de parto, mas o fato é que você sairá de lá diferente.

Só que confie:

Mudará para melhor. Muito melhor! 🤍

Sobre a autora

Jornalista que gosta de escrever sobre a vida (e sobre tudo aquilo que dá vontade), psicóloga em formação e mãe das gêmeas Maya e Luna. 

>